Índice do Artigo

Notícias

Instagram Reels: nova competição para TikTok chega na plataforma

Veja como usar a ferramenta!

Instagram Reels: nova competição para TikTok chega na plataforma
Créditos: Funzen

Quem em 2020 ainda não ouviu falar de TikTok? A mídia social vem ganhando popularidade já uns anos, mas a explosão de fato do aplicativo ocorreu em 2019 e 2020. Todos sabemos que devido a pandemia o nosso consumo por conteúdos online aumentou exponencialmente e isso com certeza afetou diretamente o TikTok que se tornou extremamente famoso entre jovens. Vendo a grande fama alcançada o Instagram lançou recentemente uma nova ferramenta: Reels. A atualização trás a mesma proposta que TikTok e pode se tornar um grande concorrente. 

Para os que não entraram na onde não conhecem bem o TikTok é um mídia social onde as pessoas postam vídeos curtos. Os vídeos costumam ter algumas edições como cortes, filtros, músicas e áudios. Muitos rapidamente viralizaram, é muito comum que o conteúdo envolva algum tipo de desafio ou alguma provocação para que outras pessoas também se juntem na produção de conteúdo, exemplos como os vídeos com coreografias curtas e fáceis de executarem. A mecânica do aplicativo possibilitou com que o engajamento fosse altíssimo entre os usuários o que acaba chamando atenção de mais e mais jovens. As coreografias feitas geralmente eram de músicas já famosas, contudo atualmente algumas músicas passaram a ser famosas a partir dos vídeos, mostrando o impacto que TikTok está tendo nas mídias mainstream.

{conteudo_direito::14351}

Reels chega com uma dinâmica muito parecida, mas com uma vantagem: integração com um app já existente. O Instagram é uma mídia social muito bem aceita e já tem uma grande gama de usuários conquistados ao longo dos anos, o uso do Instagram é quase intuitivo para boa parte dos participantes. Desta forma o usuário não precisa sair de sua inércia e baixar um novo aplicativo ou algum tipo de extensão para a ferramenta funcionar. Ela é completamente integrada.

CEO da Socialbakers, empresa especializada em mapear tendências, Yuval Ben-Itzhak comentou sobre o assunto.

 “Atualmente, o Instagram é a plataforma de mídia social onde estão ocorrendo os mais altos níveis de engajamento, enquanto o TikTok está ganhando enorme força com seus novos vídeos curtos e facilmente compartilháveis. Com o lançamento do Instagram Reels no Brasil, o Facebook procura se casar com os dois, alavancando seu enorme e altamente engajado público e dando a eles o tipo de formato do momento”

Mas como o Reels funciona?

Ao abrir seu Instagram você irá encontrar na parte superior esquerda um ícone de câmera, clicando nela a tela conhecida de publicação de Story irá abrir. Na barra de rolagem perto do botão de captura você irá encontrar o Reels.

Iniciando a ferramenta quatro ícones aparecerão na tela do lado esquerdo. O primeiro ícone permite que você adicione músicas e áudios no vídeo. Logo abaixo está a ferramenta que controla a velocidade do conteúdo. A próxima função marcada com um rostinho é adição de filtros e efeitos. Por último temos o temporizador que permite que o usuário escolha o tempo da gravação. 

Com isso basta ter boas ideias e começar a gravar. O Reels pode ser salvo no seu celular e publicado no Instagram, tanto como forma de Story como no feed. Para conferir os Reels, entre no seu feed ou da pessoa que você quiser acompanhar, logo abaixo dos destaques você encontrará o icone da ferramenta localizada bem do lado ícone do IGTV.